Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
dinamarca
 

As relações entre Brasil e Dinamarca são cordiais, havendo convergências e afinidades entre os valores e as posições de ambos os países sobre temas da agenda internacional. Brasil e Dinamarca defendem a solução pacífica de controvérsias e valorizam o papel de organizações internacionais como foros para a cooperação internacional. A Dinamarca apoia a candidatura brasileira a assento permanente em um Conselho de Segurança reformado, tendo co-patrocinado projeto de resolução apresentado pelo G-4 (Alemanha, Brasil, Índia e Japão) na 59ª Assembleia Geral da ONU.

Durante a Conferência Rio+20 (2012), a presidenta Dilma Rousseff manteve encontro com a primeira-ministra Helle Thorning-Schmidt. Além de temas multilaterais, as chefes de Governo trataram do aprofundamento da cooperação tecnológica, científica e educacional – inclusive por meio do programa "Ciência sem Fronteiras". A primeira-ministra Thorning-Schmidt ressaltou o interesse dinamarquês no envolvimento do Brasil no "Global Green Growth Forum – 3GF", voltado para parcerias no âmbito da "economia verde".

O interesse mútuo em parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação é crescente. Foi assinado, em 2011, Memorando de Entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e seu congênere dinamarquês para cooperação nas áreas de educação superior, ciência, tecnologia e inovação.

Universidades dinamarquesas têm manifestado interesse pelo programa "Ciência sem Fronteiras" – no âmbito do qual há mais de 30 bolsistas realizando pesquisa ou parte de seus cursos de graduação ou pós-graduação em universidades dinamarquesas. Ainda no âmbito educacional, a Universidade de Aarhus mantém curso de bacharelado e mestrado em estudos brasileiros. A Universidade de Copenhague oferece curso de língua portuguesa, na variante brasileira.

A Embaixada do Brasil em Copenhague tem se dedicado a promover a cultura e a realidade brasileiras na Dinamarca, apoiando eventos culturais e acadêmicos e levando para a Dinamarca títulos da literatura brasileira, traduzidos para o dinamarquês, de autores como Clarice Lispector, Milton Hatoum e Cristóvão Tezza.

Cronologia das relações bilaterais

1829 – Abertura da Legação do Brasil em Copenhague

1876 – Viagem particular à Dinamarca do Imperador D. Pedro II

1966 – Assinatura de Acordo Básico de Cooperação Técnica

1969 – Assinatura de Acordo sobre Transportes Aéreos

1974 – Assinatura de Convenção Destinada a Evitar a Dupla Tributação e a Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Imposto sobre a Renda

1979 – Assinatura de Acordo sobre Cooperação Econômica e Industrial

1986 – Assinatura de Acordo de Cooperação Científica e Tecnológica

1999 – Visita de Estado ao Brasil da Rainha Margrethe II, primeira visita no nível de Chefe de Estado

2002 – Visita à Dinamarca do vice-presidente da República Marco Maciel (maio)

2006 – Visita ao Brasil do ministro da Economia e Negócios, Bendt Bendtsen (julho)

2007 – Assinatura de Memorando de Entendimento sobre cooperação na área de mudança de clima e de desenvolvimento e execução de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto

2007 – Visita ao Brasil do primeiro-ministro Anders Fogh Rasmussen (abril)

2007 – Visita à Dinamarca do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (setembro)

2008 – Visita ao Brasil do Secretário Permanente da Chancelaria dinamarquesa, Ulrik Federspiel (janeiro)

2009 – Visita a Copenhague do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para participar da cerimônia de escolha da sede das Olimpíadas de 2016 (outubro)

2009 – Visita a Copenhague do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP-15 (dezembro)

2010 – Visita ao Brasil do Príncipe Joachim, acompanhado de delegação empresarial

2011Visita ao Brasil da Chanceler Lene Espersen (março/abril)

2011 – Reunião em Brasília da Comissão Mista Bilateral sobre Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (outubro)

2012 – Visita ao Brasil do Príncipe Herdeiro Frederik, acompanhado de delegação empresarial

2016O ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Kristian Jensen, realiza visita ao Brasil, ocasião em que é recebido pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra (13 a 16 de agosto)

 
 
Fim do conteúdo da página