Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
rep democrativa congo
 

O Brasil mantém relações diplomáticas com a República Democrática do Congo (antigo Zaire) desde 1968. A Embaixada do Brasil em Kinshasa foi aberta em 1972 e a RDC abriu sua Embaixada em Brasília em 1971.

Em 2010, o então Chanceler Celso Amorim visitou Kinshasa. O Governo brasileiro anunciou que contribuiria com US$ 1 milhão para mecanismos de reparação e acesso à justiça para vítimas de violência sexual na RDC.

Em 2011, realizou-se, em Brasília, a III Sessão da Comissão Mista Brasil-RDC – após um hiato de 25 anos desde a última reunião –, oportunidade em que foram relançadas as parcerias bilaterais em áreas como agroecologia, agricultura familiar, formação de recursos humanos, ciência e tecnologia.

Desde 2007, o Brasil tem sido um dos países que mais concedem vagas universitárias a estudantes congoleses – o que é feito por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). A RDC é um dos países com maior número de beneficiados pela Bolsa Mérito, programa que concede bolsas mensais a graduandos que demonstrem aproveitamento acadêmico excepcional.

Em 2013, o Governo brasileiro anunciou o reescalonamento da dívida da RDC com o Brasil.

Cronologia das relações bilaterais

1968 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1972 – Abertura da Embaixada do Brasil em Kinshasa (abril)

1972 – Visita à RDC do Chanceler Mario Gibson Barbosa (novembro)

1972 – Assinatura da Convenção Geral de Cooperação Econômica, Comercial, Técnica, Científica e Cultural (novembro)

1973 – Visita a Brasília do Chanceler Nguza Bond (fevereiro)

1973 – Assinatura do Acordo Comercial (fevereiro)

1973 – Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica (fevereiro)

1973 – Assinatura do Protocolo para o Estabelecimento de Serviços Aéreos (fevereiro)

1974 – Abertura da Embaixada da RDC em Brasília

1980 – I Reunião da Comissão Mista Bilateral, em Brasília

1987 – Missão de autoridades da RDC ao Brasil (fevereiro)

1987 – Assinatura do Protocolo Complementar à Convenção Econômica, Comercial, Técnica, Científica e Cultural pertinente à Abertura e Exploração da Mina de Ouro D7 Katanga do “Office des Mines d’Or de Kilo-Moto” (fevereiro)

1997 – Brasil desativa sua Embaixada em Kinshasa

2004 – Brasil reabre sua Embaixada em Kinshasa

2005 – Visita ao Brasil do Vice-Presidente Jean-Pierre Bemba

2005 – Brasil envia missão de observadores ao referendo constitucional congolês (dezembro)

2006 – Visita a Kinshasa de Juiz do TRE-MG, para ministrar curso sobre contenciosos eleitorais (abril)

2006 – Brasil envia observador às eleições gerais na RDC (julho)

2006 – Tem início a missão do Exército Brasileiro junto à RDC, destinada a prover segurança à Embaixada brasileira (outubro)

2006 – Brasil doa 2950 urnas de lona ao governo da RDC (outubro)

2006 – Visita ao Brasil do Presidente da Comissão Eleitoral Independente, por ocasião do 1° turno das eleições gerais brasileiras (outubro)

2007 – Visita ao Brasil do Presidente da Comissão Eleitoral Independente (maio)

2007 – Visita à RDC do Coordenador do Escritório da EMBRAPA na África, para prospectar possibilidades de cooperação técnica na área agrícola (agosto)

2007 – Missão à RDC de equipe da Agência Brasileira de Cooperação, para prospectar possibilidades de cooperação técnica bilateral (setembro)

2008 – Missão ao Brasil de três técnicos congoleses da área de saúde, com o objetivo de receber treinamento na área de vigilância epidemiológica em malária (julho)

2009 – Visita à RDC do Ministro da Defesa, Nelson Jobim (maio)

2009 – Visita ao Brasil do Ministro das Minas da RDC, Victor Kasongo (maio)

2009 – Técnica da ABC realiza visita à Kinshasa a fim de discutir retomada da cooperação técnica com a RDC.

2010 – Nova missão da ABC à RDC, em que há o compromisso de integrar técnicos congoleses da área de saúde nas atividades referentes ao “Projeto de Combate à Doença Falciforme”.

2010 – Ministro Celso Amorim reúne-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC, Alexis Mwamba, à margem da 65ª Sessão da Assembleia Geral da ONU

2010 – Governo brasileiro decide alocar US$ 1 milhão para apoiar atividades relacionadas ao reforço dos mecanismos de reparação e de acesso à justiça para as vítimas de violência sexual na RDC, por meio do Escritório do Alto-Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (outubro)

2010 – Visita do Ministro Celso Amorim a Kinshasa (novembro)

2011 – Realização da III Sessão da Comissão Mista Brasil-RDC, em Brasília (agosto)

2013 – Governo brasileiro anuncia reescalonamento da dívida com a RDC (maio)

2013 A ONU nomeia o general de divisão brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz como comandante da força militar da Missão das Nações Unidas de Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) (maio)

2014 Visita do Ministro de Economia e Comércio da RDC, Jean-Paul Nemoyato Begepole, a Salvador (novembro)

2015 – Viagem do Ministro Mauro Vieira a Kinshasa, ocasião em que se reúne com o Chanceler Raymond Tshibanda e é recebido pelo Presidente Joseph Kabila (29 de agosto)

2015 – Em Goma, o Ministro Mauro Vieira mantém reunião de trabalho com o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a RDC e Chefe da Missão de Estabilização da ONU na RDC (MONUSCO), Martin Kobler. Também se encontra com o General brasileiro Carlos Alberto Santos Cruz, Comandante da Força Militar da MONUSCO (30 de agosto)

 
 
Fim do conteúdo da página