União das Comores

As relações entre Brasil e Comores foram estabelecidas em março de 2005, por ocasião de Reunião Ministerial Preparatória para a Cúpula América do Sul–Países Árabes (ASPA). A Embaixada do Brasil em Dar es Salaam (Tanzânia) é cumulativamente responsável pela representação diplomática do Brasil junto a Comores.
O Brasil participou da Conferência Internacional de Doadores de Comores, realizada em 2005. O Governo comorense tem manifestado expectativa de contar com a cooperação brasileira para auxiliar o país a promover seu desenvolvimento socioeconômico. Quando da apresentação das cartas credenciais do embaixador brasileiro junto ao governo de Comores, em 2011, foi assinado Acordo Básico de Cooperação Técnica.
À margem da II Cúpula América do Sul–África (ASA), realizada na Venezuela em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente Ahmed Sambi.
Cronologia das relações bilaterais
2005 – Estabelecimento de relações diplomáticas, por ocasião de Reunião Ministerial Preparatória para a Cúpula ASPA, em Marraquexe (Marrocos)
2009 – Encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Ahmed Sambi, à margem da II Cúpula ASA, em Isla Margarita (Venezuela)
2010 – A Embaixada do Brasil em Dar es Salaam (Tanzânia) passa a ser cumulativamente responsável pelo relacionamento do Brasil com Comores, substituindo a Embaixada do Brasil em Pretória (África do Sul) nessa função
2011 – Assinatura de Acordo Básico de Cooperação
2016 – O vice-presidente de Comores, Moustadroine Abdou, realiza visita oficial a Brasília (10 de agosto)
Redes Sociais Topo