Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
cingapura

 

Brasil e Singapura estabeleceram relações diplomáticas em 1967, tendo a Embaixada do Brasil no país sido instalada em 1979. Em 2013, por ocasião da visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros K Shanmugam, inaugurou-se a Embaixada de Singapura em Brasília – a única representação diplomática residente do país na América Latina. Os dois países contam com dois mecanismos regulares de diálogo: Reuniões de Consultas Políticas e Comissão Mista de Promoção de Comércio e Investimentos. Pode-se ressaltar, ainda a criação do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Singapura, em setembro de 2014.

Originalmente voltada para questões comerciais, a agenda bilateral foi expandida e passou a incluir parcerias em construção naval, logística portuária e aeroportuária, educação, ciência, tecnologia e inovação.

Empresas singapurianas têm importante presença do Brasil, especialmente nos setores de tecnologia da informação, química fina e petrolífero. Ao lado da Coreia do Sul, Singapura detém a tecnologia mais avançada na produção de equipamentos para exploração de petróleo em águas profundas.

Há potencial para a cooperação bilateral em administração da infraestrutura portuária e aeroportuária, uma vez que Singapura é referência mundial nesses temas. Empresa singapuriana está construindo estaleiro em Aracruz (ES) e consórcio com empresa singapuriana assumirá parte da administração do Aeroporto do Galeão (RJ).

Mais de dez empresas brasileiras mantêm subsidiárias em Singapura.


Cronologia das relações bilaterais

1967 – Estabelecimento das relações diplomáticas

1979 – Abertura da Embaixada do Brasil em Singapura

2008 – Visita a Singapura do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Celso Amorim

2010 – Visita a Singapura do Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Antonio de Aguiar Patriota

2012 – Visita ao Brasil do Ministro de Comércio de Singapura, Lim Hng Kiang

2012 – Visita ao Brasil do Ministro dos Transportes de Singapura, Lui Tuck Yew

2012 – Visita ao Brasil do Ministro do Meio Ambiente de Singapura, Dr. Vivian Balakrishnan, por ocasião da Rio+20

2013 – Abertura da Embaixada de Singapura no Brasil, por ocasião da visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, K Shanmugam

2014 – Visita a Singapura da Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, em parada técnica a caminho da reunião do G-20 em Brisbane, Austrália (novembro)

2015 – Visita a Singapura do Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira (julho)

 
 
Fim do conteúdo da página