Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

camaroes

O Brasil reconheceu a independência do Cameroun em 1960. A Embaixada do Brasil em Iaundê foi aberta em 1982 e, dois anos depois, inaugurou-se a Embaixada do Cameroun no Brasil. Em 1999, a representação brasileira na capital camerounesa foi desativada devido a restrições orçamentárias.

O relacionamento bilateral ganhou novo impulso a partir da década de 2000. Em 2005, o Brasil reabriu a Embaixada em Iaundê, o que permitiu avançar na cooperação bilateral em áreas como agricultura e defesa. Nesse mesmo ano, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita ao Cameroun e, em 2010, o Presidente Paul Biya realizou visita ao Brasil.

 

Cronologia das relações bilaterais 

1960 – Brasil reconhece a independência do Cameroun francês, em 25 de janeiro, e do Cameroun britânico, em 19 de setembro

1961 – Grupo parlamentar brasileiro visita o Cameroun, e missão especial camerounesa visita o Brasil

1965 – Assinatura de Acordo Comercial entre Brasil e Cameroun

1972 – Visita do Chanceler Gibson Barbosa a Iaundê; assinatura de Acordos de Cooperação Técnica e Cultural

1982 – Criação da Embaixada brasileira em Iaundê, cumulativa com o Chade e encarregada de acompanhar os assuntos relativos à República Centro-Africana (que não mantinha relações diplomáticas com o Brasil)

1984 – Abertura da Embaixada do Cameroun em Brasília

1986 – Por ocasião da visita Iaundê do Chanceler brasileiro Roberto Abreu Sodré, realiza-se a I Comissão Mista Brasil-Cameroun (novembro)

1999 – Devido a restrições orçamentárias, a Embaixada brasileira é desativada e as relações bilaterais passam a ser cumulativamente acompanhadas pela Embaixada do Brasil em Libreville (Gabão)

2004 – Assinatura de Memorando de Entendimento na Área de Educação

2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Iaundê (abril); visitas do Chanceler Celso Amorim (janeiro) e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (abril) ao Cameroun; em agosto, é realizada em Brasília a II Comissão Mista Brasil-Cameroun

2007 – Abertura de leitorado de língua e literatura brasileira na Universidade de Iaundê

2010 – Realização da III Reunião da Comissão Mista Brasil-Cameroun, em Brasília; Visita do Chanceler camerounês, Henri Eyebe Ayissi, ao Brasil (fevereiro)

2010 – Visita ao Brasil do presidente da República do Cameroun, Paul Biya (agosto)

2012 – Visita do Ministro Eyebe Ayissi, Delegado Junto à Presidência da República encarregado do Controle Superior do Estado (outubro)

2013 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Cameroun, Pierre Moukoko Mbonjo, ao Brasil (maio)

2015 – Visita do Ministro Mauro Vieira ao Cameroun, ocasião em que mantém encontro de trabalho com seu homólogo, o Chanceler Pierre Moukoko Mbonjo, e participa da abertura de encontro entre empresários dos dois países. O Chanceler brasileiro é recebido, entre outras autoridades, pelo Primeiro-Ministro Philemon Yang (31 de agosto)

 
 
Fim do conteúdo da página