Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

butao
O Brasil foi o primeiro país latino-americano a estabelecer relações diplomáticas com o Butão, em 2009. O Brasil não mantém representação diplomática na capital butanesa, Thimphu. Os temas do relacionamento bilateral são acompanhados, cumulativamente, pela Embaixada do Brasil em Nova Délhi (Índia).

O Butão é país majoritariamente budista, que preza a integridade cultural e religiosa de seu povo, guiando-se pelo princípio da promoção da paz por meio de diálogo. Mantém relações com relativamente poucos países e é conhecido pelo conceito de "Felicidade Interna Bruta" (FIB), mensurado a partir dos seguintes elementos: promoção do desenvolvimento sustentável, preservação e promoção de valores culturais, conservação do meio ambiente e boa governança.

Em 2009, Foz do Iguaçu sediou a 5ª Conferência Internacional sobre o índice de FIB, que contou com a presença do então Primeiro-Ministro do Butão, Jigme Y. Thinley. Essa foi a primeira visita de uma autoridade butanesa ao Brasil.

Embora seja uma das menores economias do mundo, o Butão vem apresentando alto índice de crescimento (8,4% em média), em parte devido a recentes projetos no setor hidrelétrico. A base produtiva do país permanece predominantemente agrária.

 
 
Fim do conteúdo da página