Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Burkina Faso

burkina-faso
O Brasil reconheceu a independência do antigo Alto Volta (nome adotado pelo Burkina Faso até agosto de 1984) em 1960 e estabeleceu relações diplomáticas com o país em 1975. O relacionamento bilateral intensificou-se na década de 2000, especialmente após a abertura da Embaixada do Brasil em Uagadugu (2007) e da Embaixada do Burkina Faso em Brasília (2009). A I Reunião da Comissão Mista Bilateral teve lugar em Brasília, em junho de 2010.

O Brasil tem prestado cooperação técnica ao país africano por meio de projetos de promoção da segurança alimentar e de combate à pobreza, a exemplo do fortalecimento do Laboratório Nacional de Saúde Pública e do desenvolvimento da pecuária leiteira. Há, também, iniciativas bilaterais de cooperação nos setores de assistência humanitária, defesa e biocombustíveis.

Juntamente com Mali, Benim, Chade, eTogo, o Burkina Faso é um dos beneficiários do Cotton-4+Togo, projeto brasileiro de cooperação técnica que objetiva aumentar a produção de algodão nesses países.

Cronologia das relações bilaterais

1960 – Brasil reconhece a independência do Alto Volta (13 de agosto)

1965 – Visita ao Brasil do Presidente Maurice Yaméogo

1975 – Brasil e Alto Volta estabelecem relações diplomáticas (8 de outubro)

1999 – Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura, Alassene Sere

2000 – Embaixada do Brasil em Acra (Gana) passa a ser cumulativamente responsável pelas relações com o Burkina Faso

2003 – Visita ao Brasil do Presidente Blaise Compaoré (setembro)

2005 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Youssouf Ouédraogo (agosto); assinatura do Acordo Básico de Cooperação Técnica

2007 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Uagadugu (outubro). Decreto presidencial cria Embaixada do Brasil residente em Uagadugu

2008 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Djibril Bassolé (janeiro); início das atividades da Embaixada do Brasil em Uagadugu (setembro); visita ao Brasil do Ministro do Comércio, Mamadou Sanou (outubro)

2009 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Alain Yoda. Assinatura de Acordo sobre Cooperação Cultural e abertura da Embaixada do Burkina Faso residente em Brasília (novembro)

2010 – Visita ao Brasil do Ministro dos Transportes, Gilbert Ouedrag. Realização da I Reunião da Comissão Mista bilateral em Brasília (junho)

2012 – Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura, Laurent Sedogo

2013 – Reunião de Acompanhamento da I Reunião da Comissão Mista Bilateral em Brasília (junho)

2016 – I Reunião do Comitê Gestor do Projeto Cotton-4 + Togo, em Brasília (25 a 29 de abril)

Fim do conteúdo da página