Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
bulgaria
 

A Bulgária tem demonstrado interesse em diversificar suas parcerias, inclusive por meio do fortalecimento dos laços com o Brasil – o que vem ao encontro da política externa brasileira, que visa incrementar a presença internacional do país, inclusive na região dos Bálcãs. A eleição da Presidenta Dilma Rousseff, descendente de búlgaros, contribuiu para impulsionar a aproximação entre os dois países.

Em 2011, a Presidenta Dilma Rousseff realizou a primeira visita de um Chefe de Estado brasileiro à Bulgária e expressou o desejo brasileiro de aumentar a cooperação bilateral em temas sociais, na área agrícola, em biocombustíveis e no intercâmbio estudantil. Na ocasião, realizou-se o I Fórum Empresarial Brasil-Bulgária e assinou-se Acordo de Cooperação Econômica. Em 2012, o Presidente búlgaro Rosen Plevneliev esteve no Brasil por ocasião da Rio+20.

A Bulgária tem apoiado candidaturas brasileiras em organizações internacionais, multilaterais, em especial na área de direitos humanos. O Governo brasileiro também apoiou diversas candidaturas búlgaras em órgãos multilaterais.

Em 2012, o comércio bilateral registrou o maior volume de sua série histórica, atingindo US$ 438,9 milhões – o que representa aumento de 55% em relação ao ano anterior. A aquisição de jatos da Embraer por companhia aérea búlgara foi o principal fator para esse resultado positivo.

A Embaixada do Brasil em Sófia também tem se dedicado a divulgar a cultura brasileira e a promover o ensino da língua portuguesa. A Embaixada vem publicando anualmente livros de escritores brasileiros em edições bilíngues, como Clarice Lispector e Nelson Rodrigues, e realizando apresentações de música erudita e popular brasileiras.

Em 2012, o Brasil prestou ajuda financeira e doou mantimentos para apoiar a população búlgara afetada pelas fortes enchentes ocorridas no sul do país.

Cronologia das relações bilaterais

1909 – Brasil reconhece a independência da Bulgária

1934 – Criação da primeira legação diplomática brasileira junto à Bulgária (residente em Bucareste, Romênia)

1943 – As relações diplomáticas são suspensas devido à participação da Bulgária ao lado do Eixo na 2ª Guerra Mundial

1961 – Reestabelecimento de relações diplomáticas e criação da Legação do Brasil em Sófia

1974 – Elevação da Legação brasileira à categoria de Embaixada

1979 – Delegação chefiada por Mitko Grigorov, Vice-Presidente do Conselho de Estado búlgaro, comparece à posse do Presidente João Figueiredo

2000 – Visita ao Brasil da Ministra dos Negócios Estrangeiros, Nadejda Mikhailova

2005 – Visita ao Brasil do Presidente Georgi Parvanov

2010 – Visita à Bulgária do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Primeiro-Ministro Boyko Borissov visita o Brasil para cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff

2011Visita à Bulgária do Ministro Antonio de Aguiar Patriota (2 de setembro)

2011Visita à Bulgária da Presidenta Dilma Rousseff (5-6 de outubro)

2012 – Visita ao Brasil do Presidente búlgaro Rosen Plevneliev, por ocasião da Rio+20

2016Visita oficial ao Brasil do Presidente Rosen Plevneliev, com programação em Brasília e São Paulo (1-3 de fevereiro)

 
 
Fim do conteúdo da página