Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

brunei
Brunei tornou-se independente em 1984 e, nesse mesmo ano, foram estabelecidas as relações diplomáticas com o Brasil. O Brasil não dispõe de Embaixada residente do país, de tal modo que as relações bilaterais são acompanhadas cumulativamente pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur (Malásia).

O Brasil e o MERCOSUL têm intensificado suas relações com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da qual Brunei é membro. Em 2008, Brasília sediou a I Reunião Ministerial MERCOSUL-ASEAN, na qual Brunei foi representado pelo o Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio, Pehin Dato Lim Jock Hoi.

Em 2013, a então Subsecretária-Geral Política para Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, realizou visita a Brunei. Por ocasião da Rio+20, em junho de 2012, o Brasil recebeu a visita do Ministro de Energia de Brunei, Pehin Dato Yasmin Haji Umar.

O volume de comércio entre os dois países é relativamente baixo – em 2012, registrou um pouco mais que US$ 1 milhão. Identificam-se oportunidades comerciais nos setores aeronáutico e de material militar e há possibilidades de investimentos de Brunei no Brasil nos setores de petróleo e de instalações esportivas.

 
 
Fim do conteúdo da página