Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

botsuana
Brasil e Botsuana estabeleceram relações diplomáticas em 1985. Com o adensamento das relações na primeira década dos anos 2000, o Brasil instalou Embaixada residente em Gaborone em 2009. A Embaixada do Botsuana em Brasília – a primeira do país na América Latina – foi aberta em 2009.

Os desafios do desenvolvimento social, do combate à fome e à pobreza são temas centrais no relacionamento bilateral. Em 2005, Brasil e Botsuana assinaram Acordo Bilateral de Cooperação Técnica, marco jurídico dos programas de trabalho conjunto.

Botsuana é membro da SACU, união aduaneira que reúne países da África austral. Em 2004, o MERCOSUL e a SACU estabeleceram acordo de preferência comercial, passo intermediário para a criação de uma área de livre-comércio entre os blocos.

Cronologia das relações bilaterais

1985 – Estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Botsuana

2004 – Visita a Brasília do Secretário-Permanente da Chancelaria de Botsuana, E. S. Mpofu

2005 – Visita ao Brasil do Presidente de Botsuana, Festus Mogae. Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica

2006 – Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Botsuana. Visita do Presidente Festus Mogae ao Brasil, por ocasião da II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora

2007 – Abertura da Embaixada do Brasil em Gaborone

2009 – Abertura da Embaixada de Botsuana em Brasília

2010 – I Reunião da Comissão Mista Brasil-Botsuana

2013 – Visita do Diretor do Departamento da África do Itamaraty a Gaborone

2017Visita do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, à Namíbia, Botsuana, Malawi, Moçambique e África do Sul (maio)

 
 
Fim do conteúdo da página