Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

australia
As relações diplomáticas entre Brasil e Austrália tiveram início em 1945. Após décadas em que questões da agenda multilateral prevaleceram no diálogo entre os dois países, temas bilaterais têm sido impulsionados nos últimos anos – especialmente quando da criação do mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Austrália, em 1990.

Na primeira metade da década de 2000, o Brasil recebeu visitas de três ministros da Austrália e registrou-se significativo aumento dos investimentos australianos no país – que passaram a diversificar-se para além do setor minerador, direcionando-se também ao agronegócio, à energia renovável, a empreendimentos varejistas, dentre outros.

Em 2008, foram realizadas três visitas de alto nível do Brasil à Austrália, inclusive do então Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Nesse ano, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Primeiro-Ministro Kevin Rudd reuniram-se à margem de reunião realizada em Washington – o que viria a repetir-se à margem de outra reunião multilateral, em 2009.

A partir desses contatos, foi gestada a ideia de elevar as relações Brasil-Austrália a um novo patamar. Em 2010, os dois países assinaram memorando de entendimento para estabelecer uma "parceria reforçada", definindo metas de ampliação de comércio e investimento, de cooperação científica e educacional e de cooperação em favor do desenvolvimento de terceiros países. Ao estreitamento de laços entre os Governos seguiu-se maior aproximação entre universidades, autoridades estaduais e empresas dos dois países. Registrou-se inclusive o aumento de investimentos de empresas brasileiras na Austrália.

Em 2012, por ocasião da primeira visita ao Brasil de um Chefe de Governo australiano, a Presidente Dilma Rousseff e a Primeira-Ministra Julia Gillard decidiram avançar nas relações bilaterais, então elevadas ao nível de parceria estratégica.

Cronologia das relações bilaterais

1945 – Estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Austrália

1990 – Criação do mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Austrália

2008 – Visita à Austrália do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim

2008 – Encontro do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro Kevin Rudd à margem de reunião multilateral, em Washington

2009 – Encontro do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro Kevin Rudd à margem de reunião multilateral

2010 – Assinaram de memorando de entendimento Brasil-Austrália para estabelecimento de Parceria Reforçada

2012Visita ao Brasil da Primeira-Ministra Julia Gillard. Relações bilaterais elevadas ao nível de Parceria Estratégica (20 a 22 de junho)

2015 – Visita da Ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, a Brasília (3 de julho)

 
 
Fim do conteúdo da página