Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reino da Arábia Saudita

arabia saudita
As relações diplomáticas entre o Brasil e a Arábia Saudita foram estabelecidas formalmente em 1968 (completam, portanto, 50 anos em 2018). Em 1973, o Brasil abriu embaixada em Jedá e a Arábia Saudita abriu embaixada em Brasília. Em 1986, no contexto da transferência da capital saudita para Riade, a representação diplomática brasileira foi transferida para aquela cidade.

O Brasil possui relações bilaterais tradicionalmente intensas com a Arábia Saudita, com registro de visitas oficiais de parte a parte desde 1973. O fortalecimento das relações se intensificou a partir dos anos 2000: em 2000, visitou o Brasil o então príncipe herdeiro saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al Saud, e, em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita à Arábia Saudita. Registraram-se, ainda, na década seguinte, reuniões da comissão mista bilateral (II COMISTA, em 2015) e do mecanismo de consultas políticas (2012 e 2016) e a criação, em abril de 2018, no âmbito do Senado Federal, do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Arábia Saudita.

Em setembro de 2016, o presidente Michel Temer encontrou-se com o ministro da Defesa e atual príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, em Hangzhou, China, à margem da reunião de cúpula do G20.

As relações têm evoluído com intensidade no campo econômico. A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e norte da África, sendo o segundo maior fornecedor petróleo ao Brasil.

Há largo potencial para incremento das relações comerciais, dadas as complementaridades produtivas entre os dois países. O volume de intercâmbio comercial atingiu US$ 4,5 bilhões em 2017, soma que supera o intercâmbio do Brasil com a maioria de seus vizinhos na América do Sul.

Cronologia das relações bilaterais

1890 – O cruzador "Almirante Barroso", então navio-escola da Marinha brasileira, visita o porto de Gidá, à época sob domínio otomano, em escala de viagem de circunavegação

1968 – Estabelecimento das relações entre Brasil e Arábia Saudita (23 de dezembro)

1970 – É criada a embaixada do Brasil na Arábia Saudita, em regime de cumulatividade com a embaixada do Brasil em Beirute (23 de janeiro)

1973  Instalação da Missão diplomática residente do Brasil em Jedá. Abertura da embaixada da Arábia Saudita em Brasília. O Chanceler da Arábia Saudita, Omar Al Sakkaf, encontra-se, no Rio de Janeiro, com o então Presidente da Petrobras, General Geisel, e com o futuro chanceler Azevedo da Silveira

1974 – Visita do ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Omar Al Sakkaf, a Brasília, ocasião em que inaugura Missão diplomática residente

1975 – Brasil e Arábia Saudita assinam Acordo de Cooperação Econômica e Técnica

1979 – Primeiro encontro da Comissão Mista Brasil-Arábia Saudita, em Jedá (28 de abril a 2 de maio)

1979 – O ministro da Agricultura e Recursos Hídricos saudita, Abdul Rahman Aziz Alsheik, visita Brasília e discute com o chanceler Saraiva Guerreiro cooperação do Brasil no setor agrícola (12 de junho)

1982 – Visitas à Arábia Saudita do chanceler Ramiro Saraiva Guerreiro e do Ministro da Fazenda, Ernane Galveas

1984 – Visita ao Brasil do príncipe Sultan bin Abdulaziz Al Saud, ministro da Defesa e da Aviação da Arábia Saudita. Assinatura do Protocolo sobre Cooperação Industrial-Militar

1986  Visita à Arábia Saudita do chanceler Roberto de Abreu Sodré. Transferência da Missão diplomática brasileira de Jedá para Riade

2000 – Visita ao Brasil do herdeiro do trono saudita e futuro rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud (setembro)

2003 – Visita à Arábia Saudita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan

2005  Visita do chanceler Celso Amorim a Jedá e a Riade (fevereiro). Participação de delegação saudita, chefiada pelo chanceler Saud al Faisal bin Abdulaziz Al Saud, na I Cúpula ASPA, em Brasília (maio)

2008  Visita do chanceler Celso Amorim à Arábia Saudita (fevereiro). Encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o rei Abdullah à margem de reunião do G20 Financeiro, em Washington (15 de novembro)

2009 Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Riade. Primeira visita de um chefe de Estado brasileiro à Arábia Saudita. Assinatura do Memorando de Entendimento para o estabelecimento de Consultas Políticas e do Acordo Geral de Cooperação bilateral (16 a 17 de maio)

2010 – Visita ao Brasil do ministro da Agricultura saudita, Fahad bin Abdulrahman Balghunaim, acompanhado de missão empresarial (3 a 6 de outubro). Visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, a Riade, acompanhado de missão empresarial (3 a 4 de dezembro)

2011 – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, viaja a Riade para participar de reunião do Foro Internacional de Energia (27 de fevereiro)

2012  O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, visita a Arábia Saudita (18 de fevereiro). O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, participa de encontro do Foro Internacional de Energia, em Riade (22 de fevereiro). A primeira reunião do Mecanismo bilateral de consultas políticas tem lugar em Brasília (30 de maio)

2013 – O vice-chanceler saudita e filho do rei, príncipe Abdulaziz bin Abdullah Al Saud, visita São Paulo para presidir a cerimônia de premiação do VI Concurso Internacional de Tradução Rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, sendo recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (21 de outubro)

2014 – Criado, no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Arábia Saudita (atualmente inativo)

2015  Delegação do Conselho Consultivo saudita (Conselho Shura) visitou o Brasil, tendo sido recebida pelo então vice-presidente Michel Temer (9 a 11 de março)

2015 II Reunião da Comissão Mista bilateral, em Brasília. Na ocasião, foram assinados os acordos bilaterais de cooperação esportiva e de serviços aéreos e o memorando de entendimento sobre cooperação entre o Instituto Rio Branco e a academia diplomática saudita (14 de abril)

2015  A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, viaja a Riade, oportunidade em que assina atos bilaterais que encerram o embargo sanitário imposto em 2012 pelo Reino às importações de carne bovina brasileira (8 de novembro)

2015O chanceler Mauro Vieira viaja a Riade, onde chefia a delegação brasileira à IV Cúpula do mecanismo América do Sul-Países Árabes – ASPA (8 a 12 de novembro)

2016 – Encontro entre o presidente Michel Temer e o ministro da Defesa Mohammed bin Salman, à margem da reunião de cúpula do G20, em Hangzhou, China (setembro). Segunda reunião do Mecanismo de consultas políticas bilaterais, em Riade (17 de outubro)

2017 – Visita à Arábia Saudita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (15 a 19 de maio)

2018 – Visita à Arábia Saudita do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, senador Fernando Collor (28 de março a 1º de abril). Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Arábia Saudita é criado no âmbito do Senado Federal (abril).

Fim do conteúdo da página