Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
angola

 

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975, tendo empenhado apoio diplomático ao Governo angolano mesmo durante o período mais agudo da Guerra Fria – a independência angolana se deu sob a égide do Movimento pela Libertação de Angola, de inspiração marxista.

As relações diplomáticas com Angola são pautadas na "Declaração de Parceria Estratégica", assinada em junho de 2010. O documento delimita áreas de interesse recíproco e prioridades em termos de cooperação técnica, concertação política e integração econômica.

Angola é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África. Entre 2002 e 2008, a corrente de comércio bilateral cresceu mais de vinte vezes, chegando a US$ 4,21 bilhões. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais de Angola e muitas empresas brasileiras de construção civil têm escritório em Luanda. A linha de crédito concedida pelo BNDES a Angola nos últimos anos constitui eficiente mecanismo de apoio à consolidação da presença do Brasil naquele mercado.


Cronologia das relações bilaterais

1975 – O Brasil é o primeiro país a reconhecer a independência de Angola

1980 – Assinatura do Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica

1982 – I Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral

1983 – II Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral

1984 – III Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral

1992 – V Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral

2002 – Inicia-se a concessão de vagas em Universidades brasileiras para angolanos em cursos de graduação (PEC-G) e pós-graduação (PEC-PG)

2003 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola

2005 – VI Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral

2007 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola

2010 – Visita do presidente José Eduardo dos Santos ao Brasil e assinatura da Parceria Estratégica (23 de junho)

2011Visita do ministro Antonio de Aguiar Patriota a Angola (21 de julho)

2011Visita da presidenta Dilma Rousseff a Angola (20 de outubro)

2011Visita do ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti (5 de dezembro)

2012Visita do ministro de Relações Exteriores de Angola, George Chikoti, por ocasião da I reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível (13 e 14 de novembro)

2014Visita ao Brasil do presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos (16 de junho)

2015Visita do ministro das Relações Exteriores a Gana, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola (março / abril)

2015O ministro Mauro Vieira realiza visita oficial a Angola, ocasião em que assina o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre o Brasil e Angola, com seu homólogo, o chanceler Georges Chikoti (1º de abril)

2015O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, realiza visita oficial ao Brasil no contexto das comemorações dos 40 anos do reconhecimento brasileiro da independência de Angola e do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países (12 e 13 de novembro)

2016 – O ministro Mauro Vieira realiza visita oficial a Angola, ocasião em que preside, com o chanceler Georges Chikoti, reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Angola (13 e 14 de abril)

2016 – Encontros do ministro José Serra com os chanceleres de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique e com o secretário-executivo da CPLP (30 de outubro)

 
 
Fim do conteúdo da página