Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
363

20150921 ME Mong

Fotos: Henrique Tavares, AIG/MRE


Em cerimônia no Palácio Itamaraty, em 21 de setembro de 2015, o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a Embaixadora da Mongólia em Brasília, Sosormaa Chuluunbaatar, assinaram três atos bilaterais: Acordo de Cooperação Educacional; Entendimento Recíproco por Troca de Notas para Isenção de Vistos de Curta Duração; e Memorando de Entendimento sobre cooperação entre academias diplomáticas.

O Acordo de Cooperação Educacional permitirá que estudantes daquele país participem dos Programas de Estudantes Convênio de Graduação e de Pós-Graduação (PEC-G e PEC-PG), que oferecem oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

O Entendimento Recíproco por Troca de Notas para Isenção de Vistos de Curta Duração prevê a isenção de vistos para fins de turismo e negócios, para períodos de permanência de até 90 dias, prorrogáveis por igual período.

O Memorando de Entendimento sobre cooperação entre academias diplomáticas possibilitará, entre outras atividades, treinamento de diplomatas, organização de eventos conjuntos, e intercâmbio de acadêmicos e de publicações entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática da Mongólia.

Brasil e Mongólia estabeleceram relações diplomáticas em 1987. Em junho de 2014, a Mongólia instalou em Brasília sua primeira embaixada residente na América do Sul, como parte de sua estratégia de ampliar relações com países de outras regiões.

Fim do conteúdo da página