Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Nota 

354

 

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, realizará visita ao Irã e ao Líbano no período de 13 a 16 de setembro.

Em Teerã, nos dias 13 e 14, o Ministro será recebido em audiência pelo Presidente Hassan Rouhani e manterá encontros com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, e com o Secretário do Supremo Conselho Nacional de Segurança, Contra-Almirante Ali Shamkhani.

Nos encontros voltados para a ampliação do diálogo político e diversificação da cooperação e do intercâmbio bilaterais, serão discutidos os principais temas da agenda internacional, tais como paz e segurança, desarmamento e não-proliferação, e a situação no Oriente Médio.

O comércio entre o Brasil e o Irã, superavitário para o Brasil, vinha logrando aumentos progressivos até 2011/2012, tendo ultrapassado US$ 2 bilhões, mas foi reduzido em quase 50% como resultado das sanções internacionais impostas ao Irã. A perspectiva de levantamento das sanções abre oportunidades para a expansão do intercâmbio em setores como o agronegócio e de investimentos nas áreas de hidroeletricidade, mineração e infraestrutura.

O Ministro Mauro Vieira explorará com seus interlocutores as perspectivas de aprofundamento do diálogo bilateral em direitos humanos e iniciativas de cooperação em setores como agricultura, energia, ciência e tecnologia, medicamentos e equipamentos hospitalares.

20150914 ME PR IranO Ministro Mauro Vieira é recebido pelo Presidente do Irã, Hassan Rouhani
Foto: Presidência da República do Irã
 
20150914 ME PR Iran carrossAudiência do Ministro Mauro Vieira e do Embaixador do Brasil, Santiago Mourão, com o Presidente do Irã, Hassan Rouhani
Foto: Presidência da República do Irã
 
O Ministro Mauro Vieira é recebido pelo Chanceler do Irã, Mohammad Zarif
Foto: Ministério das Relações Exteriores

20150914 ME ME IranReunião de trabalho entre as Delegações do Brasil e do Irã
Foto: Ministério das Relações Exteriores

Nos dias 15 e 16 de setembro o Ministro realizará visita oficial ao Líbano. Em Beirute, manterá encontros com o Primeiro-Ministro, Tammam Salam, com o Presidente do Parlamento, Nabih Berri, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Expatriados, Gebran Bassil.

20150915 ME PM Liban

O Ministro Mauro Vieira é recebido pelo Primeiro-Ministro do Líbano, Tammam Salam
Foto: Ministério das Relações Exteriores
 
20150915 ME Parl LibanO Chanceler Mauro Vieira é recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional do Líbano, Nabih Berri 
Foto: Ministério das Relações Exteriores

20150915 ME ME Liban okOs Chanceleres do Brasil e do Líbano mantêm reunião de trabalho
Foto: Ministério das Relações Exteriores
 
20150915 ME CEB LibanMinistro Mauro Vieira acompanha, na Biblioteca Machado de Assis do Centro Cultural Brasil-Líbano, leitura de trecho de livro por aluna de português
Foto: Ministério das Relações Exteriores
 

Na companhia do Ministro da Defesa, Jaques Wagner, o Ministro Mauro Vieira visitará a Fragata União e a Corveta Barroso, esta recentemente incorporada à Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL). O Ministro Mauro Vieira imporá, em nome da Presidenta da República, a Insígnia da Ordem do Rio Branco à Corveta Barroso, que no último dia 5 de setembro resgatou 220 imigrantes à deriva no mar Mediterrâneo.

20150914 ME fragataCerimônia de imposição da Insígnia da Ordem do Rio Branco à Corveta Barroso, no Porto de Beirute
Foto: Ministério das Relações Exteriores

Desde 2011, o Brasil comanda a FTM-UNIFIL e fornece o navio-capitânia para a missão, dando importante contribuição à estabilidade da região. Em seus encontros, o Ministro passará em revista com as autoridades locais a agenda bilateral, com ênfase no incremento do comércio e investimentos, na situação da comunidade brasileira no país e na troca de impressões sobre o quadro político e de segurança local e regional.

20150914 ME UNIFILCerimônia de troca da nau capitânia da missão da ONU no Líbano (FTM-UNIFIL)
Foto: Ministério das Relações Exteriores

Brasil e Líbano mantêm relações diplomáticas desde 1944. O Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes no mundo, estimada entre 7 milhões e 10 milhões de pessoas.

 


Reportar erro Acessar página com todas as notas
 
 
Fim do conteúdo da página