Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
212

A Presidenta Dilma Rousseff participará, nos dias 10 e 11 de junho, em Bruxelas, da II Cúpula entre os países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e da União Europeia (CELAC-UE). Os encontros entre os líderes latino-americanos e caribenhos e europeus ocorrem a cada dois anos, desde 1999, quando foi realizada a I Cúpula ALC-UE, no Rio de Janeiro. Com a criação da CELAC, no final de 2011, as Cúpulas passaram a denominar-se CELAC-UE.

O mecanismo CELAC-UE promove o diálogo político e a cooperação em pesquisa científica e tecnológica, migrações, problema mundial das drogas e gênero, entre outros temas. Na presente reunião, deverão ser incluídos dois novos eixos de cooperação: educação superior e segurança cidadã.

A União Europeia tem sido a maior fonte de investimentos estrangeiros diretos no Brasil e na América Latina e Caribe. Em 2011, o estoque de investimentos da União Europeia no Brasil era de US$ 303 bilhões. O intercâmbio comercial entre o Brasil e os países da UE alcançou US$ 88,7 bilhões, em 2014, o que correspondeu a 19,5% do comércio exterior brasileiro.

 

 

Fim do conteúdo da página