Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ordem Soberana e Militar de Malta

ordem soberana e militar de malta

O Brasil reconheceu o estatuto internacional da Ordem Soberana e Militar de Malta em dezembro de 1951, tendo as relações diplomáticas sido estabelecidas com a criação de uma Legação da Ordem de Malta no Rio de Janeiro e uma Legação do Brasil junto à Ordem, em Roma. 

Em 1956, o Brasil designou seu primeiro representante diplomático junto à Ordem, na pessoa do ministro-conselheiro da Embaixada junto à Santa Sé, que foi acreditado como encarregado de negócios interino. Em 1959, foram equiparadas as representações, com o credenciamento do embaixador junto à Santa Sé como enviado extraordinário e ministro plenipotenciário junto à Ordem de Malta.

Em 1966, a Ordem manifestou o desejo de ver elevada a representação diplomática à categoria de Embaixada, o que foi acolhido pelo Governo brasileiro. O tema constituiu o principal assunto oficial da visita que o Grão-Mestre realizou ao Brasil em junho de 1966, assim como da visita que o Ministro das Relações Exteriores do Brasil fez ao Grão-Mestre em setembro do mesmo ano.

O Grão-Mestre visitou o Brasil novamente em 1984 e 1990, cumprindo programa oficial de cunho protocolar, aspecto que tem caracterizado as relações entre o Brasil e a Ordem.

A atuação da Ordem no Brasil tem por foco a cooperação humanitária. Em 1987, o Ministério da Saúde, o Estado do Amapá e a Associação dos Cavaleiros da S.M.O.M. de Brasília e do Brasil Setentrional firmaram convênio para o combate à hanseníase. A Ordem está presente no Brasil por meio de três associações, em São Paulo (fundada em 1956), Rio de Janeiro (1957) e Brasília (1984). Existe ainda o Conselho Nacional das Associações Brasileiras da Ordem Soberana e Militar de Malta, fundado em 2004 e localizado em Brasília.

Cronologia das relações bilaterais

1951 – Estabelecimento de relações diplomáticas

1966 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta

1966 – Visita à Ordem de Malta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil

1984 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta

1990 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta

Fim do conteúdo da página