Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

República de Chipre

chipre
Brasil e Chipre mantêm relações diplomáticas desde 1966. Para intensificar o diálogo político e de expandir as relações comerciais, o Brasil instalou Embaixada em Nicósia (2010), e Chipre abriu Embaixada em Brasília (2009).

O Brasil adota política de equilíbrio em relação ao diferendo na ilha, sustentando que a questão deve ser tratada nos moldes estabelecidos pelas Nações Unidas – ou seja, em respeito à soberania, à integridade territorial e à independência de Chipre, bem como com a busca de solução pacífica satisfatória para ambas as comunidades. O Brasil apoia os esforços multilaterais para resolver a questão, inclusive a Força das Nações Unidas de Manutenção da Paz em Chipre (UNFICYP).

O comércio entre Brasil e Chipre vinha apresentando taxas relativamente constantes de crescimento, particularmente entre 2004 e 2008. A crise financeira mundial gerou diminuição geral das importações cipriotas. Não obstante, em 2018, o intercâmbio comercial registrou recorde histórico de US$ 266,2 milhões – composto quase integralmente por exportações brasileiras.

Tem sido frequente o apoio mútuo em candidaturas a organismos internacionais.

Cronologia das relações bilaterais

1966 – Estabelecimento de relações diplomáticas. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv (Israel) e a Embaixada de Chipre em Lisboa (Portugal) passam a ser cumulativamente responsáveis pelo relacionamento bilateral

1972 Abertura de Consulado-Honorário do Brasil em Nicósia

2004 – Petrobrás firma contrato para fornecimento de óleo para geração de energia em Chipre, o que leva a incremento considerável do volume de comércio bilateral

2005 – Visita a Chipre do Ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan

2006 – Vôo de demonstração do EMBRAER 190 em Chipre

2009 – Visita ao Brasil do Chanceler de Chipre, Markos Kyprianou

2009 – Abertura da Embaixada de Chipre em Brasília

2010 – Abertura da Embaixada do Brasil em Nicósia

Fim do conteúdo da página