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O conceito de "diplomacia pública" esteve tradicionalmente associado à promoção da imagem de um país no exterior. No Brasil, a "diplomacia pública" tem sido implementada não apenas nessa acepção tradicional, mas também no sentido de maior abertura do Ministério das Relações Exteriores e da política externa brasileira à sociedade civil, em um esforço de democratização e transparência das políticas públicas nacionais.

A atuação do Itamaraty em diversas áreas e a divulgação de ações de política externa por meio das mídias digitais têm intensificado os esforços de diplomacia pública no Brasil, tanto para a prestação de contas quanto para a interação com a sociedade por meio de comentários, sugestões e críticas que contribuem para a formulação de políticas públicas atentas a anseios, ideias e valores nacionais.

Um trabalho ativo de “diplomacia pública” permite transmitir à sociedade brasileira e estrangeira, de maneira instantânea, o trabalho realizado pelos funcionários do serviço exterior em diversas cidades do Brasil e do mundo, em Embaixadas, Consulados, Missões e Escritórios de Representação. Estimula, também, novos canais de interação e relacionamento, contribuindo, dessa forma, para que a diplomacia tradicional se modernize e seja mais eficiente.     

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